Notícia – Senado do estado de Iowa (EUA) libera trabalho infantil

Estamos em 2023, pensando em diminuir a jornada de trabalho. Experiência com 4 dias por semana tem resultado positivo em várias partes do mundo, mas nos EUA, eles querem voltar para o século XIX.

Os senadores do estado de Iowa na madrugada do dia 18 de abril aprovaram projeto permitindo mais horas de trabalho por dia para adolescentes, incluindo alguns trabalhos proibidos com servir bebidas alcóolicas.

O senado conseguiu 32 votos a favor do projeto um pouco antes da 5 da manhã, exatamente às 4h52. Agora o projeto de lei será encaminhado para a Câmara dos Deputados para ser aprovado ou não, e depois encaminhado para o governador.

Segundo os republicanos apoiadores do projeto, dizem que esta lei “modernizará” as leis de Iowa e “ensinará habilidades valiosas às crianças por meio de programas de treinamento da força de trabalho”.

O senador Adrian Dickey, autor do projeto de lei disse algo que podemos considerar uma fala que não pensa no ser humano, mas nos patrões que ganharão mais força de trabalho barata.

“Embora a responsabilidade de ter um emprego possa ser mais valiosa do que ter um contracheque, a recompensa do contracheque permitirá que esses jovens que desejam ter um emprego economizam para comprar um carro, talvez comprar um vestido de baile, ir a um acampamento de verão , marque um encontro no fim de semana”, disse o senador.

Por outro lado, os democratas que foram contra ao projeto, mas nem tanto, disseram que essa medida fará com que os acidentes de trabalho sejam recorrentes por expor crianças a ambientes de trabalho mais perigosos. Eles ainda tentaram colocar uma emenda com adicionais para compensar por eventual acidente de trabalho.

“Você não gosta que seja marcado como um projeto de lei sobre trabalho infantil, mas ainda assim seu projeto de lei fala sobre crianças se machucando no local de trabalho”, disse o senador Nate Boulton. “Então, vamos cuidar de crianças que se machucam trabalhando nesses empregos, porque isso vai acontecer.”
Democratas e Republicanos em nenhum momento se preocuparam em que uma lei desse tipo afronta os direitos humanos e muito mais.

A proposta teve manifestação contrária dos sindicatos, que realizaram protestos em todo o estado em um esforço para deter a aprovação do projeto.

Advogado do Departamento do Trabalho dos EUA, Seema Nanda, criticou os projetos de lei como os de Iowa e outros estado, chamando-o de “irresponsável os estados considerarem afrouxar as proteções ao trabalho infantil”.

O que diz a lei?

O projeto de lei permitirá, se sancionada, que os diretores do Departamento de Educação de Iowa ou do Desenvolvimento da Força de Trabalho de Iowa, conceda exceções, permitindo que jovens de 14 a 17 anos trabalham em empregos atualmente proibidos para menores, desde que façam parte de um programa de treinamento aprovado com supervisão adequada e preocupações de segurança. O Senado alterou o texto para proibir os jovens de trabalharem em bares e em casas de strip-tease.

O projeto de lei permitiria que menores de 16 anos trabalhassem até seis horas por dia, duas a mais do que o máximo atual de quatro horas por dia. E eles poderiam trabalhar até tarde da noite – até as 21h durante o ano letivo e até às 23h durante o verão.

Jovens de dezesseis e 17 anos poderiam trabalhar o mesmo número de horas por dia que os adultos.

About the author  ⁄ sincocapro

No Comments