Notícia – Rio Grande do Sul: TRT-4 realiza negociações com motoristas do Indriver e 99POP nesta terça (1º)

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TFT-4) promove, nesta terça-feira (1º), audiências de mediação entre o Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS) e as empresas Indriver, às 15h, e 99POP, às 16h30, dando continuidade ao processo de negociação instalado após diversas manifestações dos trabalhadores em Porto Alegre e em várias cidades brasileiras.

Na primeira audiência realizada em 23 de março, o TRT-4 separou a mediação por empresas e determinou ao sindicato que apresentasse as reivindicações dos trabalhadores de cada plataforma. Já foram realizadas reuniões com a Uber e a Cabify em 18 de maio.

Intimidação contra Sintrapli-RS e Comissão de Negociação

Após a marcação da audiência desta terça, a 99POP bloqueou de forma definitiva o trabalho de secretária-geral do Simtrapli-RS, motorista Carina Trindade.

O Sindicato denuncia esse bloqueio como uma prática antissindical, de retaliação, destinado a intimidar a Comissão de Negociação, coordenada por Carina, e a entidade.

A dirigente sindical reafirma que atos desse tipo não vão impedir a continuidade da mobilização nem diminuir o ímpeto dos trabalhadores para conquistar direitos. “Vamos continuar representando a categoria para obter o atendimento de nossas justas reivindicações”, ressalta.

O assessor jurídico do Simtrapli-RS, Antonio Escosteguy Castro, disse que a atitude da 99POP “é totalmente inaceitável” e que, “se essa atitude da empresa não for solucionada nessa audiência no TRF-4, o caso será levado à Justiça e às autoridades públicas”.

Para o secretário de Organização da CUT-RS, Claudir Nespolo, a perseguição contra o exercício do mandato sindical é intolerável. “Não aceitamos que a dirigente do Simtrapli-RS tenha sido impedida de trabalhar por representar os trabalhadores nas negociações com os patrões e, por isso, exigimos que o bloqueio seja cancelado imediatamente, caso contrário iremos tomar todas as medidas cabíveis para reparar essa prática antissindical”.

Marcada nova mobilização

Os motoristas de aplicativos marcaram, de forma unificada entre as diversas entidades representativas da categoria, uma nova carreata para o próximo dia 8 de junho, com concentração a partir das 6h, no Largo Zumbi dos Palmares,

A mobilização vai anteceder a segunda rodada de negociações entre o Simtrapli-RS com a Cabify no TRT-4. Na mesma data, também finda o prazo para a Uber responder sobre as reivindicações dos trabalhadores, conforme compromisso firmado na audiência específica no Tribunal.

About the author  ⁄ sincocapro

No Comments