Notícia – 30 milhões de brasileiros vivem com um salário mínimo

Com a renda do brasileiro sendo consumida pela inflação e trazendo dificuldades para uma parcela da população, isso foi mostrado pelo estudo da IDados. 

Hoje, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem com um salário mínimo. Nunca tantos brasileiros estiveram nessa condição desde 2012. O estudo usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do segundo trimestre.

“As pessoas estão encontrando um mercado de trabalho diferente do que existia antes da pandemia. É um mercado em que muitas empresas faliram, quebraram. Grande parte das opções de emprego não existem mais”, afirma Bruno Ottoni, pesquisador do IDados e autor do levantamento.

“Muita gente entra no mercado como conta própria ou informalmente, e essas pessoas tendem a ter um rendimento mais baixo do que aquelas que trabalham com carteira”, acrescenta.

O que a pesquisa revela, é que, os brasileiros estão conseguindo algum tipo de trabalho, mas estão sendo mal remunerados. Essa situação é preocupante, pois o orçamento dessas famílias está sendo corroído pela alta dos alimentos, energia elétrica e combustível. O acumulado da inflação dos últimos meses já está próximo dos dois dígitos.

About the author  ⁄ sincocapro

No Comments