Motoristas se reúnem na Câmara e garantem frota de 70% na greve

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) vai se reunir com os vereadores de Teresina na manhã desta quinta-feira (7) para discutirem alternativas para pôr fim a greve dos ônibus que já dura quatro dias de paralisação. 

A categoria programava um protesto, mas foi suspenso com a decisão do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Wellington Jim Boavista. O magistrado determinou na tarde desta quarta-feira (6) que 70% da frota dos ônibus circule no horário de pico durante a greve dos motoristas e cobradores. A categoria reivindica reajuste salarial. 

A direção do Sindicato garante que está cumprindo os 70% da frota. 

“Estamos cumprindo a liminar de 70% no horário de pico e 50% nos demais horários. Essa decisão trouxe prejuízos para a categoria, mas a greve continua e estamos abertos a negociações”, disse Ajuri Dias, vice-presidente do Sintetro.  

Às 10h, representantes da categoria de reuniram no Sintetro e seguiram para uma audiência na Câmara de Vereadores. 

“O presidente da Câmara nos convocou para uma audiência agora para entender como está o movimento”, completa o vice-presidente.

Inicialmente os trabalhadores pediram reajuste de 8,43%. No entanto ,em reunião feita no Tribunal Regional do Trabalho a categoria recuou e reduziu o pedido de aumento para 5%. O Setut deu uma contraproposta de aumento de 4%, mas exigiu jornada dupla. Os motoristas e cobradores rejeitaram.

Esta é uma das greves de motoristas e cobradores mais longas dos últimos anos. Ontem (6) a categoria decidiu parar 100% após não receber o salário referente ao mês de janeiro. 

A assessoria de Comunicação do Sintetro confirmou que parte dos salários já foi depositado para alguns trabalhadores e, na manhã de hoje, a categoria está cumprindo a determinação do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Wellington Jim Boavista, que estipulou que 70% da frota circule em horários de pico. 

O TRT estipulou como horário de pico de 6h às 8h, das 11h às 14h, das 17h às 20h. Nos demais horários, a frota ficará com 50% de veículos, de acordo com a liminar do desembargador.

About the author  ⁄ Maria Vieira

No Comments