Maio amarelo: campanha conscientiza motoristas

Quando se fala em prevenção, muitos associam a palavra apenas a doenças. No entanto, vai muito além. Evitar ou impedir que algo ruim aconteça está intimamente ligado a diferentes questões do nosso cotidiano. E se o assunto refere-se a salvaguardar a vida humana, o processo de conscientização torna-se ainda mais importante. Esse é o cenário que permeia o mês de maio, escolhido para alertar a população sobre os cuidados no trânsito para evitar acidentes. A ideia é fazer com que motoristas e pedestres entendam como enfrentar a mobilidade urbana.

Em sua sexta edição, o movimento traz como tema “No trânsito o sentido é a vida” justamente devido ao número surpreendente de mortes em ruas e estradas do Brasil e do Mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2009 1,3 milhão de pessoas morreram após se envolverem em algum acidente em vias ou rodovias. Diariamente, 3 mil mortes são registradas. O objetivo do movimento é ajudar a salvar 20 milhões de vidas até o próximo ano.

Para isso, é preciso a colaboração de todos. “O primeiro passo é excluir a palavra egoísmo do vocabulário quando estiver ao volante trocando-a pela palavra empatia. O fator humano conta muito quando se busca um trânsito mais seguro. É preciso pensar no conjunto, em todos aqueles que estão envolvidos”, afirmou o presidente, em exercício, do Sindmotoristas, Valmir Santana que traz da gestão Noventa a preocupação de sempre chamar a atenção da categoria sobre os cuidados a serem tomados. “Constantemente abordamos o assunto. Esse mês, apenas reforçamos”, destacou o líder sindical.

O secretário do Meio Ambiente, Pedro Moreira Alcântara Jr. (Boka de Lata), destacou o papel da sua pasta de utilizar os meios de comunicação oficiais do sindicato para informar a categoria sobre as mudanças nas leis de trânsito, as exigências específicas para os motoristas profissionais, como o exame toxicológico, que, na posição do sindicato, é questionável, mas é lei federal que dever ser respeitada. “Nossa prioridade é contribuir para a segurança no trânsito. Mas a responsabilidade deve ser compartilhada com todos os motoristas e pedestres. Só assim deixaremos de estar entre os países com maior número de acidentes com vítimas”, destacou o diretor.

A mobilização internacional, que tem o laço amarelo como símbolo, inclui ações variadas em diferentes cidades. A própria cor não foi escolhida aleatoriamente. Ela representa a fase “atenção” do semáforo. Já a realização em maio está ligada ao período em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. O texto definiu o intervalo entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já apoiam a campanha.

About the author  ⁄ Maria Vieira

No Comments